FENAMETRO e FITF/CNTTL/CUT se reúnem com presidente do PT Nacional pela retirada da CBTU e Trensurb do PND
Os representantes da Federação Nacional dos Metroferroviários (FENAMETRO) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF/CNTTL/CUT) se reuniram com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, na sede do partido em Brasília, ontem 23 de setembro. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio político pela retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Trensurb do Programa Nacional de Desestatização (PND)
Durante a reunião, foi entregue um documento técnico elaborado pelas entidades sindicais, demonstrando a viabilidade econômica e social da manutenção da CBTU e da Trensurb sob gestão estatal. O material desmonta o argumento de que a privatização seria uma necessidade ou obrigação do governo federal, evidenciando que ambas as empresas são sustentáveis e devem permanecer como responsabilidade do Estado, assegurando o direito à mobilidade urbana com qualidade e acessibilidade para a população.
O encontro contou com a participação de Jerônimo Miranda Netto, coordenador geral da FITF/CNTTL/CUT; Luiz Soares, presidente da FENAMETRO e Sindmetro-PE; e Cirano Lopes, representante do CONAD (Conselho Nacional de Representantes dos Trabalhadores da CBTU), que reforçou o posicionamento contrário à privatização e a necessidade de fortalecer o caráter público do transporte sobre trilhos no Brasil.
A reunião também foi acompanhada por Lucia Mendonça Santos, coordenadora do Setorial Nacional de Transporte do PT, que reiterou o compromisso do partido com um modelo de mobilidade urbana voltado para o interesse público e social.
Durante o encontro, Luiz Soares solicitou que o presidente do PT Nacional, Edinho Silva, atue junto às bancadas parlamentares da esquerda — incluindo os deputados federais Tulio Gadelha (Rede-PE), Carlos Veras (PT-PE) e Pedro Campos (PSB-PE); os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão (PT-PE), para agendar, com urgência, uma reunião com o presidente Lula para tratar da retirada definitiva da CBTU e da Trensurb do PND.
As entidades sindicais reafirmaram que essa articulação é fundamental para barrar o avanço das privatizações no setor e garantir um transporte público de qualidade, acessível e estatal. A defesa da CBTU e da Trensurb como empresas públicas é uma luta em prol do direito de ir e vir da população, da valorização dos trabalhadores e da construção de um projeto de mobilidade urbana com justiça social.
« VOLTAR